A transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor, mudaram radicalmente o mundo dos negócios. Diante disso, as empresas precisam criar formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas.
Milhões de empresas, do mundo todo, usam essa estratégia de atração que traz excelentes resultados. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Inbound é para você? Aqui, você vai aprender!
O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para criar um relacionamento que pode ser duradouro.
Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia em que os clientes se dirigem até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. A partir daí fica mais fácil apresentar suas soluções e transformar o público-alvo em cliente e até promotor da sua marca.
Conheça as etapas do Inbound Marketing
Pronto para descobrir ainda mais sobre as etapas do Inbound Marketing? Então vamos lá!
1. Atração
O consumidor, nessa fase, é apenas um estranho e deve ser atraído para a empresa por meio de conteúdos interessantes e cativantes, tornando-se assim um visitante.
2. Conversão
O passo seguinte é o de conversão, no qual a empresa abrirá a oportunidade para que o consumidor, nesse momento um desconhecido visitante e apreciador fiel do conteúdo dela, se torne um lead, ou seja, um contato conhecido de um potencial cliente.
Dica: Nessa etapa a empresa pode descobrir um canal direto de comunicação com essa pessoa (seu e-mail, por exemplo) e adquire a permissão para utilizá-lo, criando um vínculo ainda maior.
3. Venda
A seguir, vem o momento da conclusão da venda. Por meio do canal de comunicação aberto no passo anterior, a empresa deve entrar em contato com o lead para que a venda aconteça e ele se transforme em um cliente.
4. Encantamento e fidelização
Por fim, é aqui que, com boas estratégias de pós-venda, o cliente se encanta com a marca e se transforma em um promotor da mesma, divulgando os serviços e produtos para amigos.
Inbound Marketing x Marketing Tradicional
Marketing Tradicional
No Marketing Tradicional, as estratégias para promover uma marca ou um produto acontecem por meio de anúncios de interrupção.
Um exemplo bem simples desses tipos de anúncios são as propagandas publicitárias que literalmente interrompem a programação de TV para fazer uma apresentação rápida e chamativa do produto.
Inbound Marketing
A internet foi um divisor de águas no Marketing, transformando clientes praticamente em experts sobre todo assunto que tivessem interesse em “dar um Google“.
Hoje, quando o consumidor chega à loja ou ao e-commerce, ele já não tem muitas dúvidas e sabe bem o que quer. Em outras palavras: ele está pronto para negociar.
Com essa mudança de comportamento, surgiu a necessidade das empresas usarem seus sites, blogs, redes sociais e e-mails, ou seja, ter uma forte presença no digital.
Assim, elas fazerem aquilo que antes os seus vendedores faziam: explicar e persuadir o potencial cliente. Tudo isso sem ser invasivo, insistente, e chato… Foi assim que nasceu o Inbound.
Benefícios do Inbound Marketing
Como é possível perceber, o Inbound é o marketing que as pessoas amam, compartilham e se engajam Ainda, há inúmeras outras vantagens, principalmente, por trazerem excelentes resultados, como:
- Ticket médio maior;
- Diminuição de custos;
- Alcance do público certo;
- Aproximação com clientes;
- Maior poder de persuasão;
- Ciclo mais curto de vendas;
- Mensuração de resultados em tempo real.
O Inbound Marketing possibilita que marcas com recursos distintos possam competir igualmente quando acertam em sua estratégia, chegando ao público certeiro, que de fato se interessa pelos serviços ou produtos.
Por isso, acaba sendo uma excelente ferramenta para todo tipo de negócio. Marcar a presença digital é necessário e urgente, mas, como você viu, isso deve ser feito com qualidade!
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e comece a colocar em prática agora mesmo!